Diário

 




24 de junho de 2013

Cheguei a Toyohashi no dia 20 e por aqui ficarei até 19 de novembro, um longo período de trabalho, estudos, amizades e espero alguns passeios.
Fui muito bem recebida, pelo Jussara e por seus colegas de departamento. Já na tarde desse mesmo dia tive uma conversa com o Secretário de Educação, ele falou um pouco da relação com a cidade de Paranavaí e frisou a importância da Secretaria Estadual ter enviado alguém para conhecer o sistema educacional do Japão e que talvez possamos tirar boas idéias daqui. Pediu colaboração na continuação do termo de convênio e que minha estadia aqui possa ser muito proveitosa.
No dia seguinte tive uma reunião com o prefeito Sahara, que também pediu colaboração para continuidade do termo de convênio com o estado do Paraná. Logo após conheci a Guida, da Associação Internacional de Toyohashi e da Associação Brasileira de Toyohashi. Fomos conhecer duas escolas brasileiras e depois a ABT, onde farei participações no programa Educar. Almoço num restaurante brasileiro.
 À noite aconteceu o jantar de boas vindas, comida muito boa e companhias muito agradáveis. Assim iniciou-se minha estadia por aqui. Adorei!!!!

 

 


























21 de junho de 2013

Finalizada uma etapa de estudos. Começando outra. Vou atualizar desde a última publicação. Fizemos uma visita à cidade de Hino, fomos ao Hikone castelo, conecemos um pouco a cidade e no final da tarde conhecemos a casa de uma família japonesa, jantamos e até ajudamos a fazer a comida, quer dizer um pouquinho de um dos pratos. Fomos muito bem recebidas e a comida estava maravilhosa.

Ainda no início do mês fomos conhecer um centro de treinamento em Kyoto que ensina como agir em situações de terremotos, tufões e incêndios. Pudemos entrar nos simuladores e sentir um pouco de como seriam essas situações e principalmente aprendemos o que fazer para nos protegermos. Muito bacana esse centro, muito bem equipado, parece que todas as cidades têm um desses para treinamento.

As aulas no JIAM foram finalizadas com uma grande apresentação das turmas. Cada turma, de acordo com o nível de japonês montou um trabalho para ser apresentado.  Eu junto com uma colega fiz um cartaz apresentando pontos turísticos do nosso país, ela é da Mongólia. Correu tudo bem e finalizamos os trabalhos no JIAM.

Seguem algumas fotos dessas atividades.

 
Castelo Hikone- cidade Hino

















Família Komori


Jantar tradicional  em casa de família japonesa




























Nihongo e resturan
Parada pro almoço.
 


 01 de Junho de 2013

Ontem fomos conhecer Osaka, (digo fomos porque não vou sozinha, claro, saio sempre com alguns outros intercambistas) e ontem tivemos o prazer de ter a companhia de três rapazes japoneses. Eles são bombeiros e estão aqui no JIAM aprendendo a língua portuguesa, pois aqui tem muitos brasileiros e há uma preocupação em saber ao menos um pouco da língua na hora de uma emergência, isso não é maravilhoso?!
Aproveitamos a oportunidade de fazer uma aula prática e ainda passeando, bom demais! Foi muito boa a companhia deles, facilitou nossa ida, pois eles já sabiam o caminho, acredito que sozinhas chegaríamos, mas talvez não tivéssemos ido a tantos lugares.
Osaka é uma cidade bem grande, muito movimentada, principalmente na rua do comércio Shinsaibashi. O Castelo de Osaka é muito bonito e tem museu conta um pouco da história, um deck de observação e muitas atrações ficam dentro de um local que hoje é um parque bem grande, muitas pessoas correndo,caminhando, aproveitando o sábado que estava ensolarado. Visitamos, também, o prédio Umeda Sky, onde se tem uma visão panorâmica de toda a cidade, fomos durante o dia, mas a noite deve valer muito à pena.

Visão da cidade
 As ruas de comércio estavam muito cheias,
muitos jovens e uma diversidade de estilos impressionante, percebe-se que vale tudo em questão de roupa, principalmente os mais jovens ousam bastante no visual. Achei fantástico. Chegamos cansados, mas valeu a visita.




Foto
Castelo de Osaka



Foto
Galera reunida, faltou a fotografa, claro.


Foto
UMEDA SKY BLDG

 Foto
 Visão do Umeda













28 de Maio de 2013
Os estudos continuam intensos, o método utilizada é bastante dinâmico o que não torna as aulas  cansativas, mas é tudo muito rápido acredito, também por conta do tempo, acredito que se ficássemos os seis meses nesse ritmo aprenderíamos bem. Cada turma foi dividida de acordo com o nível de aprendizado, o meu como já disse é básico, mas até que não está de todo ruim, consigo acompanhar. Hoje ficamos sabendo que teremos que escrever uma redação falando sobre o nosso país, detalhe usando o  alfabeto japonês hiraga e Katakana e mais um  trabalho, que pode ser feito em dupla, para apresentação, fiquei umpouco apreensiva com isso, ainda mais que são par ao dia 06 de junho, quer dizer já!!! Enfim, vamos lá, com tudo o que estão fazendo o mínimo que posso fazer é me esforçar para fazer o melhor que posso.
Como disse a metodologia  usada é bastante dinâmica, um professor de manhã, outro à tarde, bastante conversação e escrita, consigo me sair melhor na pronúncia que na escrita, pois ainda não sei os alfabetos e isso faz uma falta danada nas aulas, mutas atividades e tudo rápido, afinal o tempo é curto.
Espero que ao final desse período  eu saiba ao menos fazer as conversas básicas.
Sayonara!!!!


Foto


Depois de três dias em Tókio seguimos para Otsu, cidade próxima a Kyoto, para iniciarmos os estudos da língua japonesa. Viemos com o Shinkansen, o trem bala, muito bom, organizado, espaçoso, dentro não parecia ser tão rápido, mas quando estamos fora e ele passa daí percebemos sua velocidade, muito rápido, só dá pra sentir o vento e ele já passou. Ficaremos num espaço específico para estudos o JIAM, aqui temos quartos individuais, refeitório, lavanderia, academia, salão para esportes, pista de caminhada, bicicletas, máquinas de bebida e comida e uma lojinha de conveniência, internet,uma estrutura fantástica
Estudamos das 9:00 às 17:30 com uma hora para almoço. O horário é seguido à risca, não podemos nos atrasar, pois as aulas começam exatamente no horário marcado. Muito bom para a disciplina e a rotina, que às vezes fazem falta no nosso dia a dia. O ritmo é puxado, ainda mais pra mim que não sei nada da língua, o esforço é dobrado. As aulas são todas em japonês, então o jeito é tentar entender. Todas as pessoas da organização, tanto do CLAIR quanto do JIAM, são de uma competência e seriedade invejáveis, desde o dia que chegamos nos sentimos muito seguros com o que nos foi apresentado, não tem como não aproveitar uma oportunidade dessas.  Sábado e domingo são livres, mas não quer dizer que não é necessário estudar, é bom aproveitar o tempo e fazer revisões dos conteúdos da semana.
Tókio-estação do Shinkansen- trem bala   
Estamos bem perto de uma estação de metrô, Karasaki que fica a uns 20 minutos de Kyoto. Nas redondezas tem uma variedade até grande de comércio, já nos aventuramos a conhecer, tem também um lago muito bonito aqui perto, bom para meditar e estudar. Ficaremos aqui até o dia 20 de junho, depois cada um de nós seguirá para uma cidade diferente, alguns ficarão seis meses outros só voltarão aos seus países no ano que vem.



Prédio do JIAM










6 comentários:

  1. Rosi, se sua mala for parecida com a da Tomoko quando veio a Brasil em 2012 já sei que será muiiiiiiiiiiiiito grande...rsrsrsrrssr

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amiga!
    Sucesso! Com certeza será uma experiência e tanto trabalhar com a Língua Portuguesa no Japão.
    Não esqueça de registrar tudo e de tirar muitas fotos das flores das cerejeiras!!
    bjo!

    ResponderExcluir
  4. Que legal!!!! Você se lembra da Jussara? Ela era o contado da SEED como o Japão...
    Ei só não vai esquecer o português e começar a escrever em japones no blog..rsrsrrss
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lembro dela sim, ela veio me estrevistar, vou postar uma foto dela, veja lá. Nossa seria muito bom postar em japonês kkk.
      Bj.

      Excluir